Como Ingressar

Publicado em: 19 de maio de 2017 por João Rafael Deron

O ingresso de discentes regulares no curso de Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável do PPGDTS acontece através de processo seletivo, sendo ele disponível para candidatos brasileiros ou estrangeiros.

Normalmente, o edital é lançado entre os meses de setembro e outubro, ao passoque as inscrições são feitas por meio eletrônico disponibilizado na página do programa.

As etapas de seleção seguem os critérios dispostos no edital de seleção, que é específico para cada ano, e são realizadas exclusivamente na cidade de Matinhos -PR. O ingresso ocorre normalmenteno início do mês de abril do ano seguinteà seleção.

A aprovação no processo de seleção ao curso de Mestrado não garante ao estudante o recebimento de uma bolsa de estudos, uma vez que a distribuição de bolsas pelo PPGDTSé realizada através de editais de seleção próprios. Os editais de seleção de bolsas são abertos sempre que há disponibilidade de bolsas.

Maiores informações sobre seleções em andamento podem ser acessadas na aba Seleção>Ano 20XX(desejado)e/ou aba  Documentos> Editais

 

Algumas sugestões a possíveis candidatos(as) à seleção do PPGDTS:

Documentos pessoais: RG (ou passaporte, no caso de estrangeiro(a)); CPF; Certidão de Nascimento; Diploma de Graduação;Histórico deGraduação; Foto atualizadae outros (variáveis de acordo como edital de cada processo seletivo).

Currículo Lattes do CNPq: Documentado (com a devida comprovação dos itens descritos no currículo).

Pré-projeto de Pesquisa: Deve ter clara aderência à Área de Concentração e a uma das Linhas de Pesquisa do PPGDTS (Recomenda-se dentro da sua formulação a consulta a referencial teórico compatível às áreas de atuação dos docentes da Linha de Pesquisa de interesse(consultar informações no site do programa)).